quarta-feira, 29 de junho de 2011

Estar no lugar certo

"O Senhor apareceu a Isaque e disse: "Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar. Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão. Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados, porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis". Assim Isaque ficou em Gerar." Gênesis 26:12
Isaque estava em Gerar e queria ir ao Egito, então o Senhor apareceu a Ele e pediu pra que ele ficasse onde estava e se estabelecesse lá, que Ele mesmo, o Senhor, o abençoaria. E assim ele fez, diz a palavra que ele foi tão abençoado que causava inveja das pessoas, no caso os Filisteus. Logo adiante a bíblia fala que Isaque foi reabrir um poço de água que seu pai, Abraão, havia aberto e teria sido fechado pelos Filisteus por causa da inveja deles...imagina só você planta uma árvore na sua calçada ai vem o seu vizinho e corta ela, é muita maldade e inveja. Então, quando Isaque tentou reabrir o poço que seu pai havia aberto veio os pastores de Gerar e disseram que o poço era deles...ora se foi Abraão que cavou, e ele morreu, então era de Isaque. E isso aconteceu mais duas vezes. Até que ele cavou outro poço e não teve que discutir com ninguém e esse poço chamou de Reobote, dizendo: "Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra". 
Então, o que eu quero é compartilhar com vocês uma mensagem muito linda sobre estar no lugar certo, e o segredo para se estar no lugar certo baseado no texto acima é apenas estar no lugar que  SENHOR abençoar, ordenar, for da vontade de Deus ou que trouxer paz pro ser coração. ("...para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." Romanos 12:2)
Egito significa a direção errada, foi no Egito que o povo de Israel era escravizado por anos. Muitos vezes a escassez nos leva pra direção errada, no caso era o Egito o lugar onde Isaque queria ir e o Senhor o impediu. Mas observamos que Isaque, era um rapaz obediente a Deus e assim fez, não foi para o Egito e ficou em Gerar, por obedecer a Deus. Cavou e não deu certo, mas continuou obedecendo, cavou e não deu certo, cavou e ali prosperou, pois ele havia decidido obedecer a Deus e perseverou um pouco mais. 
Chegamos onde eu quero filosofar...hehehe! Queridos quantas vezes a gente não fica desanimado porque estamos fazendo algo e não está dando certo? Tentamos, tentamos e parece que o negócio está amarrado. Eu mesmo já desiste de vários "poços" por estar desanimada e não querer mais cavar, mas vamos tomar o exemplo que Isaque, rapaz obediente, temente a Deus, resolveu perseverar e ali ele foi abençoado e prosperou mesmo depois de tantos não, tanta coisa. Eu fico imaginando Isaque cavando um poço ai quando tivesse jorrando água, vem um e diz que o poço não era dele. Eu teria ficado tão irritada! E talvez nem tivesse saido do poço, porque se fosse do meu pai e eu tivesse ido reaver a minha herança, ai era que eu não ia sair dali mesmo. Outra questão...quantas vezes a gente se engana com o bom, hein?! Nos esforçamos pra conseguir, é o que queremos. E então, mesmo não sendo o melhor a gente fica ali e deixa o melhor passar. Eu já birrei muito com o bom, mas estou agora em Gerar a "terra da obediência" e decidi esperar pacientemente pelo melhor de Deus. Por que se Deus manda eu obedeço. O meu trabalho agora é só descansar e desfrutar do cuidado dEle. Pois bem mais que eu, Ele sabe o que é melhor pra mim!
Um poço fechado pode ser reaberto e pode vir algo ou alguém e lhe impedir de desfrutar da água que está ali, mas não desista. CAVE UM POUCO MAIS! E desfrute da água do poço, em sua totalidade e em paz, abençoando e prosperando em tudo o que você dizer e fizer. Eu não quero mais nada que não seja meu. O que é meu não é disputado, não vem com intriga, com briga. O que é meu, virá! E virá em paz! 
Amém. Eu creio!
PS: A essência disso tudo foi uma palavra ministrada pelo Pr. Gilson Paiva, no dia 29/06/11
Deus é FIEL! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário